rTMS: Uma nova abordagem no tratamento de alguns transtornos psiquiátricos
- 26 de mai.
- 1 min de leitura
A estimulação magnética transcraniana repetitiva, conhecida como rTMS, é uma técnica não invasiva utilizada no tratamento de alguns transtornos psiquiátricos, especialmente depressão resistente aos tratamentos convencionais.
Esta abordagem utiliza impulsos magnéticos direcionados para estimular determinadas áreas do cérebro relacionadas com a regulação do humor.
Uma técnica não invasiva
Ao contrário de algumas ideias erradas, a rTMS:
não necessita de anestesia
não provoca perda de consciência
não requer internamento
permite retomar imediatamente as atividades do dia a dia
As sessões são realizadas em ambiente médico calmo e seguro.
Em que situações pode ser proposta?
A rTMS pode ser considerada em diferentes situações, incluindo:
depressão resistente
transtornos de ansiedade
algumas formas de dor crónica
perturbação obsessivo-compulsiva (POC)
fadiga mental importante associada a transtornos psiquiátricos
Cada caso requer sempre uma avaliação médica prévia.
Uma abordagem complementar
A rTMS não substitui necessariamente outros tratamentos.
Pode ser utilizada:
isoladamente em alguns casos
ou em complemento ao acompanhamento psiquiátrico, psicológico ou medicamentoso
O objetivo mantém-se o mesmo: melhorar progressivamente e de forma duradoura a qualidade de vida do paciente.
Uma psiquiatria mais moderna e personalizada
O desenvolvimento de técnicas como a rTMS reflete a evolução da psiquiatria moderna para abordagens mais direcionadas, personalizadas e melhor toleradas.
Hoje, muitos pacientes procuram soluções terapêuticas inovadoras quando os tratamentos clássicos deixam de ser suficientes ou provocam efeitos secundários difíceis de suportar.
A sua saúde é a nossa prioridade. — A equipa do Cabinet Vade







Comentários